18/07/2022 - MERCADO IMOBILIÁRIO
Vender ou alugar um imóvel é uma dúvida comum para quem investe em imóveis. Mesmo sendo uma opção segura e menos volátil em relação a outros investimentos, é necessário ter cautela ao tomar decisões que podem afetar seu retorno financeiro. A seguir, confira o que você precisa analisar para decidir se é melhor vender ou alugar o seu apartamento.
Isto é o que mais influenciará na decisão entre vender ou alugar um imóvel: o potencial de valorização da propriedade. Reúna o máximo de informações e consulte corretores imobiliários para ter uma projeção do quanto o imóvel pode valorizar.
Se o bairro onde o apartamento está localizado tem possibilidade de melhorias de infraestrutura, mobilidade e investimentos (parques, transporte público, shoppings, comércio em geral etc.), é um indicativo de que vale a pena manter o aluguel e aguardar mais um pouco para realizar a venda.
A principal vantagem de ter um imóvel para alugar é a renda mensal que você terá. É um estilo de investimento interessante para os mais conservadores nos negócios. Além dos ganhos com valor do aluguel, ficar sem gastos com condomínio e IPTU é outro ponto positivo.
É importante avaliar também o preço médio de aluguel da região, pois os valores praticados no mercado afetarão significativamente na negociação com os interessados no seu imóvel.
Eventuais obras estruturais no apartamento devem ser de responsabilidade do proprietário(a), e não do inquilino. No entanto, esse é um tipo de problema pouco encontrado quando se trata de um residencial de alto padrão, em que são priorizados a qualidade e acabamentos finos.
Para quem necessita de todo o valor do imóvel para uma emergência ou oportunidade de investimento, vender é uma solução. Mas é importante lembrar que há custos nesse processo.
Avalie se necessitará dos serviços de uma imobiliária para a divulgação do seu imóvel e para apoio durante a negociação da venda. Além disso, parte do valor do imóvel deverá ser destinado para pagamentos de impostos.Outro fator que interferirá no preço do seu apartamento é a média de valores praticados na região. Portanto, dependendo dessa informação, o valor que o comprador está disposto a pagar nem sempre estará de acordo com suas expectativas ou real valor do imóvel.
Devido à queda da taxa Selic e mais facilidade de financiamento de imóveis, o cenário atual se mostra propício para compra, mas não necessariamente para venda. Isso porque pode ser necessário mais flexibilidade na negociação e vender por um preço menor.Segundo especialistas, para quem tem perfil conservador e não precisa do dinheiro com urgência, é mais vantajoso manter a renda mensal com o aluguel e aguardar mais um tempo para a venda, principalmente se for em um bairro em expansão, garantindo valorização.
A resposta é: depende. Diversos fatores devem ser colocados na balança para você tomar a melhor decisão e ter um retorno financeiro que atenda suas expectativas. Revise os principais tópicos de cada possibilidade e bons investimentos!
www.smendesgestora.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.